to top

Piratuba: a cidade dos roupões para adultos e crianças

O post de hoje é uma dica de passeio que aqui em casa fez um sucesso tremendo que toda vez que perguntamos ao João, onde você quer ir viajar filho? Ele responde: P I R A T U B A! Assim, separadinho, com o detalhe do grito típico de uma criança de quase três anos de idade. Fazendo um adendo, qual a necessidade dos gritos? Hein? Sério! hahaha… passou o adendo. Voltemos para Piratuba, que fica em Santa Catarina, e é um balneário de águas termais, que fica localizado no Oeste Catarinense é um chaaaaaaaarme de cidade!

Piratuba originalmente tem apenas cinco mil habitantes, mas se pode dizer com tranquilidade que durante o ano todo, e principalmente no verão este número mais que triplica por conta dos turistas. Uma das coisas legais de lá é que por conta dos complexos dos hotéis você pode desfrutar o ano todo, não interessa se é inverno ou verão. Nós fomos em abril, e eu estava com medo de o João estranhar a mudança de temperatura, não conseguir entrar na água, não poder aproveitar, mas engano meu!

Fomos com meu sogro e a família, e ficamos no Hotel Tirolesa. Entramos na sexta e saímos no sábado. Lá fora estava friozinho, mas dentro do hotel nem parecia que era a mesma temperatura de fora, o hotel inteiro climatizado, uma temperatura super agradável. Saímos de Passo Fundo depois da aula do João e da minha cunhada, logo não pegaríamos a janta, o hotel é pensão completa, ou seja, tem café-da-manhã, almoço e jantar tudo incluído no valor da diária. Ligamos e o hotel deixou guardado os nossos pratos e conseguimos jantar uma deliciosa comida, quentinha e caseira, e isso para quem chega de viagem é vida!

No café da manhã é aquele desbunde de café colonial com direito a tudo quentinho, feito na hora e deliciosamente e principalmente, minuciosamente preparado para os hóspedes, se você está de dieta, lá com certeza você vai sair dela! Uma coisa legal é que você não precisa ficar procurando mesa para o número de pessoas que você está, a recepção do hotel já deixa separado o número de assentos que você precisa, de acordo com o seu quarto.

E em TODAS as mesas haverá uma cadeirinha de bebê, a sua disposição, você pode ou não usá-la. Então você poderia ir para o café da manhã sossegado que a cadeira de alimentação para o seu filho estaria a sua disposição e a mesa com o número que você precisaria também. Outra coisa que achei muito legal foi que na área de refeições havia uma brinquedoteca à disposição para as crianças, visível para os pais, assim, a criança que não quisesse mais comer, poderia ir brincar sob o olhar dos pais.

Outra coisa muito legal, mas que para o João ainda não dava para deixar sozinho é a monitoria. Tem lá exposto os horários das monitorias, e está também incluso no valor da diária a monitoria das crianças, com brincadeiras, gincanas. Eu até pensei em levar o João e ficar com ele lá, mas ele dormiu. Ah, e tem monitoria e jogos para adultos também… hahaha…

Brinquedoteca interna

Falando em brinquedoteca, no Tirolesa contando por baixo acho que tinham umas três ou quatro brinquedotecas diferentes, e de diferentes tamanhos. Ou seja, o hotel foi feito para receber bem as crianças e os pais. Ah, e sempre lembrando que tem fraldários que podem ser utilizados tanto por pais como por mães. Outra coisa muito legal era a área de cinema, SIM, tem um cinema dentro do hotel, uma área em que o hóspede vai lá escolhe o seu filme e vai ver desenho, filme, enfim… João e outra amiguinha decidiram assistir Discovery Kids. hahaha…

Brinquedoteca externa, João passou sem mentira quase duas horas brincando nessa área!

Ainda tem a área da piscina que é a mesma água que tem no Parque de Águas Termais, que fica a 50metros do hotel. Então, porque iríamos pegar vento, friozinho, e sair do hotel se poderíamos ter o mesmo quentinho, ali, no hotel, não é mesmo? Claro que no Parque tem tobogã, tem várias atrações e coisas muito legais também pra fazer, mas naquela ocasião queríamos o cômodo, rs! Até porque ao lado da piscina tinha uma cozinha a disposição dos hóspedes com pinhão quentinho, e para aqueles que esqueciam seus kits de chimarrão era só pegar na recepção do hotel o kit e fazer o seu mate. <3 #amor

No sábado de noite no hotel teve ainda um baile a fantasia, o hotel disponibiliza uma fantasia para todos os hóspedes, e começa as 20h e termina as 00h. Tem fantasia para todas as idades, tinha fantasia para o João também. A partir das 18h os hóspedes retiram as suas fantasias, jantam e vão para a festa. Nós naquele final de semana ficamos apenas no hotel, e não nos arrependemos, foi muito, muito, muito bom! Mas agora em dezembro vamos de novo e queremos fazer os outros passeios que é possível fazer.

Programe-se!

Maria Fumaça:

O passeio de Maria Fumaça é realizado semanalmente até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos e os turistas têm o privilégio de desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe, na estrada de ferro construída em 1910. O passeio é acompanhado por guias, que durante o trajeto contam a história da Ferrovia.

Parque Três Pinheiros:

localizado a cinco quilômetros do centro de Piratuba, na SC 303, comunidade de Linha Serraria. No Parque o turista encontra mais de 120 animais exóticos para a visitação. Além de apreciar, as crianças podem fazer passeios de Pônei. Quero levar o João andar de pônei! hahaha…

Passeio com as Jardineiras:

Os ônibus, conhecidas como “jardineiras”, que levam os visitantes pela cidade, sempre com a companhia dos guias que vão informando os passageiros durante o trajeto, sobre cada ponto turístico. As “jardineiras” passam pela Casa da Memória, Casa da Cultura, Chafariz da Avenida, Igreja Católica, Estação Ferroviária, entre outros. O passeio também segue até a cidade vizinha de Ipira, onde os turistas conhecem uma fábrica de bolachas, uma fábrica de pantufas e uma Cascata, a Cascata da Usina.

Os turistas também têm a opção de passear pela Rota do Engenho. Neste, as “jardineiras” passam pelo Parque Ecológico Três Pinheiros, onde o visitante encontra animais exóticos e inúmeros produtos artesanais. No caminho o turista ainda conhece o Hotel Fazenda do Engenho, que disponibiliza trilhas ecológicas, passeios a cavalo e quadras esportivas, açudes e diversos brinquedos para crianças e adultos.

Vamos agora as distâncias! De Passo Fundo ele fica apenas 180km distante, é muito pertinho, eu lembro quando era pequena que fui com meu padrinho, tinha a memória afetiva que fui e fiquei no Hotel Villa Germânica, e lá tinha um boliche, nossa… era como se fosse algo inédito. Outra coisa que era muito legal eram os karaokês no hotel… hahaha…

Enfim, a cidade é um charme, super gostosa. Pertinho de Passo Fundo, com várias opções de passeios e principalmente para todas as idades. Eu, quando via sobre Piratuba pensava nas excursões, sim tem bastante excursão, e é muito bom! A cidade irradia alegria e super contagia! Você volta de lá com outro astral.

Espero que tenham gostado das dicas!

Com carinho.

Verô!

Verônica Muccini

Verônica Muccini é jornalista, mas brinca que tem a alma de Relações Públicas, porém foi na maternidade que descobriu o seu maior desafio. Divide as suas angústias, conquistas e trapalhadas com o pequeno João Henrique aqui no Depois da Chegada.

Deixe o seu comentário...