to top

Renovando a casa e as energias

O fim do ano se aproxima e com as festas de final de ano, a necessidade de organizar a casa e colocar um ponto final na bagunça. Que tal aproveitar a época do ano para promover uma verdadeira renovação na sua casa ou ambiente de trabalho?

Inclua a organização como uma das suas metas para o ano novo e aproveite as dicas da personal organizer Luara Faria, para alcançar esse objetivo.

A primeira dica da especializa é setorizar, e isso inclui até mesmo a organização: “Não adiante querer fazer tudo de uma única vez, isso só vai fazer com que você se canse e desista no meio da atividade. O ideal é começar por partes e ir organizando na mesma medida que for tirando as coisas do lugar. Que tal começar por uma gaveta ou prateleira específica? “, ensina Luara.

Vamos começar?

Cozinha

Apesar de quase sempre ser o bastidor da festa, a cozinha é uma das áreas mais importantes para as confraternizações de final de ano. Cozinhar é uma prática recorrente, tanto para quem vai receber em casa quanto para quem vai passar as festividades na casa de amigos e familiares e quer colaborar com a confraternização levando um prato. Manter a cozinha organizada é o primeiro passo para otimizar o trabalho. Nos armários verifique a quantidade de copos, pratos e talheres, reponha itens que tenham quebrado ao longo do ano e descarte peças que não tenham mais com o que combinar, isso serve para potes plásticos sem tampa ou vice e versa. Outra ideia interessante, é utilizar os potes baixos como divisórias nas gavetas, mantendo talheres de refeição, sobremesa e itens de cutelaria, separados. Para as panelas a sugestão é colocar uma folha de papel toalha entre uma e outra evitando que o atrito as arranhe.

Na despensa armazene itens abertos em potes herméticos, evitando o contato com o oxigênio e a contaminação dos alimentos. Lembre-se de etiquetar o recipiente com a data de validade dos produtos. Setorizar os itens em caixas e cestinhos também facilita na hora de encontrar ingredientes, a dica é deixar o que está aberto na altura dos olhos e pacotes fechados um pouco acima.

Freezer e geladeira, também merecem atenção. Principalmente se você for viajar, confira a validade dos itens armazenados e descarte itens perecíveis, como frutas e verduras. Se a viagem for curta, deixe algo encaminhado ou compre alimentos “pré-prontos” para a volta da viagem.

Roupeiro

É muito comum receber visitas no final do ano, seja aquele convidado que resolve ficar para dormir na noite da ceia ou da virada, o coleguinha dos filhos que vem passar o final de semana ou parentes distantes que elegem o seu lar como hospedagem para as férias, o importante é manter a roupa de banho e cama em dia para recebê-los. Para isso, é preciso fazer uma revisão no roupeiro antes das festas, ver quais peças foram utilizadas durante o ano, substituir itens que estejam desgastados, rasgados ou manchados e repor peças de conjuntos que estejam incompletos. Após fazer a conferência dos itens, use um gabarito ou uma revista para dobrar as peças de modo que elas fiquem do mesmo tamanho e gerem a sensação de uniformidade. Vale até pedir alguns itens novos de presente de Natal ou amigo secreto.

Quarto Adulto

No closet ou guarda-roupas, olhe peça por peça, separe as que não servem para a doação ou revenda e as que precisam de reparo para levar a costureira. Atitudes simples como essas, já renderão algum espaço livre no armário.

Ao tirar as peças do armário, aproveite para limpar o móvel por dentro, padronizar os cabides e separar as peças entre inverno e verão, como no Brasil o final do ano coincide com a chegada das altas temperaturas, coloque casacos e peças de lã em partes mais altas do armário e deixe as peças mais frescas ao alcance das mãos e dos olhos. Para finalizar o trabalho, invista em bons sachês aromatizantes e papéis perfumados, evite usar itens como sabonetes para aromatizar o móvel, e o uso de desumidificadores que retenham água, pois eles podem manchar as roupas.

Quarto infantil

Natal e Ano Novo são épocas que costumam render muitos presentes aos pequenos, pensando nas novas peças que deverão ser armazenadas, que tal exercitar o lado solidário da criançada? Estimule os pequenos a fazer uma triagem de livros e brinquedos, descartando o que está quebrado ou rasgado e doando itens que já não despertam o interesse deles como antes. Pais e cuidadores podem fazer o mesmo com as roupas, doando as que já não servem e abrindo espaço no armário para as novas peças. No caso de peças que ainda estejam grandes, as categorize por idade e as armazene em packs transparentes etiquetados, para que não corra o risco de que elas fiquem pequenas, sem nunca terem sido usadas.

Banheiro

Final de ano é uma boa hora para revisar os armários do banheiro. Remédios, cosméticos e itens de higiene pessoal, devem ser checados um a um, separe os que estiverem fora do prazo de validade para o descarte ideal e deixe os que tem validade mais próxima à frente do que que vencem depois. Na hora de devolver os itens no armário, aproveite para categorizá-los entre itens de cabelo, pele, higiene bucal e fármacos. Organizadores ou mesmo caixas e potes baixos que não estejam sendo usados, podem ajudar na hora da organização.

Geral

Por ser período de recesso, essa é época ideal para caprichar na faxina e renovar os espaços para receber o novo ano. Se achar necessário, contrate empresas especializadas para o serviço, isso inclui limpeza de colchões, tapetes, sofás e outros itens que acumulem poeira. O período também é propicio para trocar itens como cortinas e almofadas, mudar a cor das paredes ou fazer manutenções necessárias e que venham sendo adiadas. Caso o tempo seja escasso ou tenha outras atividades programadas para o período, a sugestão é contratar um profissional de organização para a tarefa, além de colocar a casa em ordem, alguns desses profissionais costumam acompanhar a execução de muitas dessas tarefas e até indicar empresas de confiança para realiza-las.

Aqui em casa comecei pelo meu quarto e banheiro, estou setorizando tudo, colocando o que não usamos mais para os destinos certos: doação, fora e o que fica. Tem sido muito libertador! <3

E por aí como vocês se organizam? Gostaram das dicas?

Beijos, com carinho!

Verô Muccini

Verônica Muccini

Verônica Muccini é jornalista, mas brinca que tem a alma de Relações Públicas, porém foi na maternidade que descobriu o seu maior desafio. Divide as suas angústias, conquistas e trapalhadas com o pequeno João Henrique aqui no Depois da Chegada.

Deixe o seu comentário...