to top

Um risoto de queijo Gorgonzola para o almoço de Páscoa

A quaresma, período que antecede a Páscoa, significa para os cristãos um tempo de recolhimento e reflexão. A sexta-feira da Paixão é o ápice desta festa do cristianismo, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Neste dia, por tradição, muitas famílias não comem carne vermelha, dando preferência aos pratos que sejam feitos com peixes ou frutos do mar.

Para incrementar as refeições desta data, a Tirolez, sugere duas receitas deliciosas que levam o queijo especial Gorgonzola como ingrediente principal: Um risoto de Gorgonzola com Pera e Nozes, desenvolvido em parceria com a Chef Luiza Zaidan, e um acompanhamento fácil de fazer e ao mesmo tempo sofisticado – a Polenta cremosa.

O Gorgonzola, originário da Itália, é o terceiro queijo Italiano mais consumido no mundo. É um queijo da família do Roquefort francês e do Dana Bleu dinamarquês, tendo surgido por volta do sec. X, no Vale do Rio Pó, na cidade de Gorgonzola.

O queijo Gorgonzola possui sabor levemente salgado, frutado e picante, e textura macia que derrete rapidamente na boca. Além disso, é muito versátil, pois pode ser consumido puro, com frutas, geleias ou em diversas outras receitas culinárias, como salada, sopas, risotos, patês e molhos de massas e carnes. Na tábua de queijos, combina com sabores adocicados como uva, pera, figo, damasco, geleia de menta e Vinho do Porto.

Veja essa receita especial que a Tirolez preparou para você impressionar a família nesta Páscoa.

Como fazer Risoto de Gorgonzola Tirolez com pera e nozes

 Ingredientes:

  • 320g de arroz arbóreo (mais ou menos uma xícara de café por pessoa)
  • ½ cebola picada
  • 4 dentes de alho
  • 100ml de azeite extra virgem
  • 80g de manteiga sem sal
  • 160ml de vinho branco seco
  • 2,5 litros de caldo de legumes
  • 100g de Queijo Gorgonzola
  • ½ pera em cubos
  • 2 colheres de sopa de nozes picadas
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Ingredientes para o caldo de legumes:

Para um bom caldo de legumes é preciso usar todos os legumes e temperos que você tiver em sua geladeira. Cebola, cenoura, alho porró, aipo, quanto mais legumes, mais saboroso ficará o seu caldo!

Modo de preparo:

Caldo de legumes – em uma panela com bastante água, acrescente todos os legumes e temperos à gosto, e deixe ferver por 20 a 30 minutos. Após este tempo coe e descarte os ingredientes, deixando apenas o caldo. Mantenha o caldo bem quente durante o preparo do risoto.

Risoto Em uma panela grande (a mesma que você irá servir o risoto), aqueça o azeite e a metade da manteiga. Refogue a cebola e, em seguida, acrescente o arroz – mexa bem para envolver toda a manteiga nos grãos.

Acrescente o vinho e deixe secar por completo. Assim que secar, vá acrescentando o caldo aos poucos (2 em 2 conchas), mexendo sem parar.

Quando o caldo estiver na metade, comece a provar para ver se está no ponto. O ideal é ficar um pouco “al dente”, para que ele finalize o cozimento no processo final.

Desligue o fogo, acrescente o queijo Gorgonzola amassado, a pera, as nozes, 1 concha de caldo e a manteiga restante. Tampe e deixe descansar por 3 minutos antes de servir.

Dicas da Chef:

1)    Deixe seu caldo bem saboroso, pois ele é a base do seu risoto

2)    O fogo deve estar bem alto

3)    Nunca pare de mexer o risoto!

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 porções

Espero que gostem! Até a Páscoa vou postar mais algumas receitas e dicas!

Beijos!

Verônica Muccini

Verônica Muccini é jornalista, mas brinca que tem a alma de Relações Públicas, porém foi na maternidade que descobriu o seu maior desafio. Divide as suas angústias, conquistas e trapalhadas com o pequeno João Henrique aqui no Depois da Chegada.

Deixe o seu comentário...